II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS: Cosems/ES marca presença e duas iniciativas capixabas são premiadas

22 de novembro de 2024

54153997401_3c9aa8a8df_k

Cosems/ES Marca Presença na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS e Premia Iniciativas Capixabas

O Colegiado de Secretarias Municipais do Espírito Santo (Cosems/ES) participou, nesta semana, da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, realizada em Brasília. O evento marcou o encerramento da iniciativa que teve como objetivo principal ampliar a cobertura vacinal no Brasil. Durante a cerimônia, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) premiou duas experiências capixabas: os municípios da Serra e de Vitória.

A presidente do Cosems/ES, Sandra Lupim, que também esteve presente no evento, parabenizou os municípios e destacou a importância das ações. “O Cosems/ES se orgulha de todas as iniciativas premiadas. Esses projetos refletem o compromisso do Espírito Santo com a promoção da saúde. As ações premiadas evidenciam a busca constante por novas estratégias e o empenho dos municípios capixabas na promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da vacinação”, afirmou.

A Serra foi premiada na Categoria Prêmio Conasems & SBIM & Opas/OMS – Publicação no Boletim Regional de Imunização da Opas/OMS, com a experiência “Vacinação no Shopping”, que facilitou o acesso à vacina em pontos estratégicos. A experiência foi apresentada por Juliana Rodrigues de Almeida Brandão.

Vitória, por sua vez, conquistou o prêmio na Categoria Prêmio Conasems – Matéria Jornalística: Escrita e Publicação em Edição Especial Exclusiva da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, com a ação “Integração entre saúde e educação”, que visou ampliar o acesso às vacinas por meio de parcerias com escolas. A iniciativa foi apresentada por Tatiane Comério.

Além dos premiados, outros municípios capixabas também participaram do evento com suas próprias experiências. Colatina compartilhou a ação “Desafios e Oportunidades na Administração da Vacina BCG em Maternidades: Um Estudo sobre a Cobertura Vacinal no Município de Colatina, ES”; Rio Novo do Sul apresentou “Vacinação Extra Muros em Comunidades Rurais, uma Ação Simples e Eficaz”; e Afonso Cláudio trouxe a experiência “Proteção em Dobro: Oportunidade de Vacinação contra Tétano para Idosos do Município de Afonso Cláudio-ES durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2024”.

Ao todo, 54 experiências foram premiadas durante o evento, que contou com três dias de atividades. Além das apresentações das mais de 300 iniciativas de imunização selecionadas, o encontro teve ainda seminários sobre hesitação vacinal, uma Oficina ImunizaSUS de Planejamento e Ação dos Cosems das Regiões Sul e Sudeste e a Reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares).