Seminário debate o novo financiamento da atenção básica à saúde
24 de outubro de 2019
Compartilhe essa publicação
O Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES) realizou, nesta quinta-feira (24), o seminário Novo Financiamento da Atenção Básica à Saúde para apresentar a nova proposta do Ministério da Saúde (MS) para o financiamento da Atenção Básica. O evento, realizado no auditório da Escola Técnica do SUS (ETSUS), em Vitória, secretários e técnicos municipais de saúde, além de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O debate contou com a participação da representante do Ministério da Saúde (MS), Olívia Medeiros, da vice-presidente e do assessor de Economia do Conasems, Cristiane Pantaleão e Daniel Faleiros, do superintendente do núcleo do MS no Espírito Santo, Bartolomeu Martins, do secretário de Estado de Saúde, Nésio Medeiros e do presidente do COSEMS/ES, André Fagundes.
Após 21 anos, o MS mudará a forma do financiamento da atenção primária à saúde, a assistência prestada pelas equipes de saúde da família e unidades básicas de saúde. A proposta é que o repasse de recursos aos municípios leve em conta, entre outros, o número de pacientes cadastrados nas equipes e o desempenho delas a partir de indicadores como qualidade do pré-natal e controle de diabetes, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis.